Cuidado! O Estresse é tão contagioso quanto a gripe.

March 16, 2018

 

Tem alguém estressado por aí? Se a resposta for sim, tome cuidado e preste atenção! O estresse além de ser contagioso pode também afetar o seu cérebro.

 

Segundo pesquisa de neurocientistas da University of Calgary, o estresse pode ser tão contagioso como uma gripe. Dentro de casa ou no trabalho uma pessoa estressada influencia diretamente no humor e na ansiedade das outras pessoas que convivem dentro do mesmo ambiente.

 

Nosso cérebro tem a habilidade de captar sinais físicos emitidos por outras pessoas, como respiração curta, fala rápida, excitação, mudança no tom de voz ou tensão física e é comprovado que dentro do ambiente de trabalho pode comprometer a produtividade, o clima entre as pessoas e até o relacionamento com clientes.

 

O “contágio” faz com que pessoas passem a sofrer daquilo que os médicos chamam de “estresse passivo” ou “estresse de segunda mão”. As pessoas são como esponjas e absorvem as emoções de outras — sejam elas boas ou ruins —, produzindo algo chamado de “contágio emocional”, que é a fonte do estresse coletivo.

 

A pesquisa, que foi tema de reportagem do jornal “Daily Mail”, descobriu também que as mulheres são mais propensas a pegar o contágio do estresse alheio do que os homens. Elas são mais propensas a se identificar com a forma de sentir de quem está por perto e por isso vivenciam uma repercussão maior dos sentimentos experimentados por aqueles que estão ao seu redor.

O médico Andrew Parker, psiquiatra consultor da Capio Nightingale Hospital, em Marylebone, Londres, avalia que o estresse é hoje um fenômeno tão generalizado que seu hospital está abrindo uma clínica específica para tratar do tema, com ênfase no tratamento de transtornos pós-traumáticos.

 

— O clima em alguns escritórios é tão ruim em momentos de crise que isto afeta as pessoas, sobretudo em períodos nos quais ocorre redução da equipe ou acúmulo de maior carga de trabalho — diz Parker. — Recebemos no hospital muitos profissionais com condições graves relacionadas ao estresse, e muitos deles de níveis superiores. São profissionais que têm dificuldades para dormir, ou que dormem e acordam às 3h da madrugada sentindo-se exaustos. Eles sofrem de baixa motivação, e o gasto de energia para manter o emprego faz com que eles se tornem progressivamente incapazes de tomar decisões importantes.

 

O mais preocupante para os médicos é que o estresse de segunda mão tem causas diferentes do estresse comum. Enquanto o tipo comum tem causas tangíveis — ameaça de desemprego, carga elevada de trabalho, resultados ruins de apostas feitas —, o estresse de segunda mão tem origem apenas no convívio com pessoas estressadas, o que torna ainda mais difícil combater as causas, neste caso.

Assim como podemos construir imunidade para gripes e resfriados, podemos também construir a nossa resistência ao estresse.
Primeiro de tudo, diz ele, é preciso identificar as pessoas mais estressadas no ambiente em que se vive — em casa e no trabalho, sobretudo.

 

E o que devemos fazer, se parece que o escritório inteiro está perdendo a cabeça, e não é apenas uma alma gemendo num canto?

 

— Muitas vezes, os escritórios têm uma cultura em que você sente que precisa dar a impressão de estar atarefado, a fim de parecer que você está muito ocupado. O resultado é que todo mundo corre freneticamente, quando isso é desnecessário.

 

Neste caso a melhor coisa a fazer é diminuir a pressão dentro do ambiente de trabalho, oferecendo serviços de bem-estar e ações motivacionais. Assim como o estresse o otimismo e bom humor também contagiam e começar a mudar o clima no ambiente de trabalho, garantindo a melhora na saúde de todos os colaboradores.

 

 

@ScapeBrasil

 

Fontes:

Catraca Livre,09.03.2018.

O Globo, 26.11.11

Methodus.


 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

Funcionários fumantes custam em média US$ 6 mil a mais por ano para as empresas do que os não fumantes

March 1, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Preto Ícone Instagram
  • Facebook Basic Square